Como conseguir imagens para o meu projecto

Costuma-se dizer, que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Isto é verdade. Porque o nosso sentido da visão capta e absorve mais informação do qualquer outro sentido, incluido o da audição. Alguns pesquisadores acreditam que uma pessoa com boa visão absorve cerca de 80% das informações ao seu redor por meio dos olhos.

Portanto, as imagens e fotografias podem ser recursos poderosos para transmitir ideias ou cativar a sua assistência, e que pode usar no seu site, em artigos para as redes sociais ou em newsletters para os seus clientes.

Mas onde encontrar fotografias ou imagens?

Pode encontrar fotos e imagens de excelente qualidade em bancos de imagens pagos, como o Istockphoto, Shutterstock, Adobe Stock, Dreamstime, entre outros.

Mas se não tiver recursos para investir ou simplesmente não lhe for viável neste momento, felizmente existem alternativas gratuitas, como o Pixabay e o Freepik, entre outros. Aqui houve alguém que compilou uma lista de sites de imagens gratuitas.

Mas gostaria de mencionar ainda uma outra forma de conseguir imagens que, além de gratuitas, podem ser usadas mesmo com objetivos comerciais: através da pesquisa avançada de imagens do Google. Como assim? Passo a explicar:

  1. Aceda a https://www.google.com/advanced_image_search ou, depois de aceder a https://images.google.com/, clique em Definições (canto inferior direito no Desktop), e clique em Pesquisa Avançada.
  2. Nessa página pode filtrar as imagens que procura pelo formato, tamanho, qualidade, cor, tipo, região, enfim… tantas muitas as opções.
  3. E na última opção encontra os “Direitos de utilização”, onde deve seleccionar a opção que lhe interessar, por exemplo uma que incluia “…mesmo comercialmente”.
  4. Por fim, para procurar clique no botão “Pesquisa Avançada”.

A título de exemplo coloquei “pesquisar imagens”, com a opção de poder usá-la mesmo comercialmente, e uma das que me apareceu foi a que usei neste artigo. Interessante, não é?

Não se esqueça que algumas fotos ou imagens requerem que faça a referência ou atribuição do autor, outros nem por isso.

O importante é que possa ter várias fontes de pesquisa, e a pesquisa avançada de imagens do Google é mais um recurso que deve levar em conta ao procurar por fotos e imagens.

Conheces outras fontes de pesquisa de imagens? Gostaste deste artigo? Por favor comenta em baixo ou partilha!

Subscreva para receber dose diária no seu email

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email