Conteúdo é rei e a base de dados é o seu ouro 👑

Estamos na era dos CMS, Content Management System, ou seja os sistemas para gestão de conteúdos. Talvez os conheça como o WordPress, Joomla, Drupal ou muitos outros.
Enquanto antigamente o foco se dava aos ficheiros, estas novas estruturas guardam tudo em base de dados, à excepção de imagens e documentos, mas por norma tudo o que é mais relevante e que é actualizado está na base de dados.

Como se precaver contra perder essa informação ?

A maioria dos alojamentos tem backups diários por alguns dias, alguns até quase um mês, no entanto mesmo com todos estes backups por vezes as pessoas perdem informações dos seus sites.

Às vezes são erros a actualizar, em que não se deu conta até ser tarde outras vezes pode ter sido um ataque intencional ou um outro imprevisto.

Uma solução simples e que alguns implementam é ter um script (um automatismo) que faz um backup diário da base de dados e envia para uma conta de email ou guarda via FTP em algum sítio.

Se fizer este backup diário em caso de perdas pode ir sempre ir “pescar” qualquer coisa antiga ou perceber quando algo aconteceu.

No seu caso, tem alguma outra técnica para se precaver de “azares” na base de dados ?

Subscreva para receber dose diária no seu email

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email