Porquê que a “metadata” é perigosa?

O que é METADATA?
“metadata” é informação à cerca de informação.

Se uma fotografia é informação, a data e hora a que foi tirada, e outros detalhes sobre a mesma, são chamados “metadata”.

Porque é perigosa?
Hoje em dia cada fotografia tirada com um telefone, contém imensa informação que pode ser utilizada para identificar e localizar quem a tirou ou outras pessoas na fotografia. Esta informação inclui a posição GPS (e por vezes morada).

Assim que partilhamos um ficheiro com alguém, perdemos completo controle sobre essa informação, porque este poderá ser enviado, e reenviado, sem o nosso consentimento. A metadata, ou a informação extra à cerca da fotografia, poderá ser explorada por indivíduos desconhecidos ou mesmo pelas empresas e redes sociais que usamos para as partilhar.

O que fazer?
Algumas apps removem automaticamente a metadata e outras permitem a editar. O mais importante, no entanto é saber mais sobre o assunto, e certificar que cada utilizador de câmeras, e smartphones na nossa família sabe o que é, como pode ser usado contra nós, e como se proteger contra esta vulnerabilidade.

Subscreva para receber dose diária no seu email

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email