Sabe se o seu sítio está seguro?

Se tem uma casa, sabe que é importante mantê-la segura e talvez saiba, minimamente, como o fazer: trancar a porta, fechar as janelas, ligar o alarme, o sistema de videovigilância, ou até, tenha comprado um cão (como diz o provérbio popular para quem tem medo).

E se tem um sítio (ou site, em inglês), também sabe da importância de ter um sítio seguro e de como protegê-lo?

Segundo a Associação Portuguesa do Apoio à Vítima (APAV), o cibercrime é a vertente do crime económico que mais tem crescido em Portugal e internacionalmente, e 78% dos cibernautas portugueses estão mal informados sobre como se protegerem contra ameaças de cibercrimes.

Num outro artigo já expliquei como pode tornar o seu sítio um pouco mais seguro. Mas não é só o sítio que pode ser alvo de cibercriminosos – é também o domínio (o nome que introduz no navegador) e o correio eletrónico desse domínio (ex. meunome@meudominio).

Mas como saber se o meu domínio ou o correio eletrónico são seguros?

Existe uma ferramenta para ajudá-lo a descobrir, disponível em webcheck.pt.

A webcheck.pt é uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e da Associação DNS.PT que tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas e standards que contribuam para garantir a segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações através da internet.

Esta plataforma permite que qualquer cidadão ou entidade verifique, em tempo real, o nível de conformidade de um domínio de internet e de correio eletrónico com os mais recentes standards para a comunicação segura entre sistemas, facilitando a identificação das medidas técnicas necessárias que asseguram uma maior resiliência e segurança da presença e comunicação online.

Experimente e coloque lá o seu domínio. O que diz o relatório do seu domínio? Que precisa melhorar? Bem, não é o fim do mundo – mas está na altura de pôr mãos à obra.

Precisa de ajuda em implementar as sugestões? Peça-nos!

Conhece outras ferramentas ou formas de tornar o seu domínio mais seguro? Por favor comente e partilhe!

Subscreva para receber dose diária no seu email

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email