Site Vs Aplicação Web

O que acha? Qual é a diferença entre um site e uma aplicação web? Na verdade não tem muita diferença…ou terá? Existem muitas opiniões, basta fazer uma pesquisa na net e encontramos centenas de artigos e as opiniões são amplas.

Em geral, se falamos sobre algo que existe na Internet e usamos um navegador (Chrome, Safari, Edge, etc) para aceder a esse conteúdo, dizemos que isso é um site. Ok, e não está errado. Mas se fizermos essa pergunta a alguém da área TI (Tecnologias de Informação) talvez a resposta que obtenhamos seja que afinal não é um site mas sim uma aplicação Web.

Como podíamos ficar com uma idéia mais clara sobre qual a diferença? Para efeitos de simplicidade poderiamos dizer que:

Um site é algo informativo.
Uma aplicação web é algo interativo.

Para ilustrar: Se visitarmos um site de uma empresa que contém apenas algumas secções como por exemplo, Quem Somos, Missão e uma página de Contacto com informação de horário de funcionamento, um mapa estático e informações de contato listadas, então estamos a visitar um site.

No entanto, se na página de contactos existir um formulario onde possamos solicitar um pedido de esclarecimento de duvidas, ou se tiver uma loja on-line, uma área privada, ou outro tipo de funcionalidades que permitam aos seus visitantes algum tipo de interações, podemos dizer que aquilo que estamos a visitar é uma aplicação web.

Então e você caro leitor? Para o seu caso pessoal, faria sentido ter o seu próprio site ou uma aplicação web? A sua empresa, ou empresa onde colabora, já tem o seu próprio site? Faria sentido dar o salto para uma aplicação web?

Subscreva para receber dose diária no seu email

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email